25 Peixes Pequenos para o Seu Aquário de Água Doce

Está pensando em adicionar algum peixe ao seu aquário de água doce, seja ele novo ou já montado? Reunimos as melhores espécies de peixes pequenos para o seu aquário. A maioria dessas espécies atinge um tamanho máximo de 7,5 cm, mas vale lembrar que muitas delas se desenvolvem melhor quando mantidas em um pequeno grupo de três a cinco peixes.

Antes de introduzir novas espécies ao seu aquário, é essencial pesquisar bem para assegurar que os novos peixes necessitem das mesmas condições ambientais que os peixes já existentes e que todos sejam compatíveis. Para evitar a introdução de doenças, recomenda-se que todos os novos peixes sejam mantidos em quarentena em um tanque separado, com equipamentos separados, por um período de quatro a seis semanas.

Confira a seguir 25 espécies de peixes pequenos para considerar no seu aquário de água doce.

1 – Platy Mickey Mouse

Mickey Mouse Platy - peixe pequeno para aquario

Os platys são peixes vibrantes e ideais para quem está começando no aquarismo. Como são peixes vivíparos, muitos entusiastas começam com poucos exemplares, que rapidamente podem se reproduzir e formar uma grande quantidade de peixes. O Platy Mickey Mouse tem esse nome devido a um padrão de cor muito específico que aparece na base da cauda. O tamanho mínimo recomendado para o tanque dessa espécie é de 10 galões.

Outros tipos de platys incluem o wagtail vermelho, o wagtail, entre outros.

Resumo da Espécie Platy Mickey Mouse

  • Nomes Comuns: Platy lua dourada, Platy Mickey Mouse, peixe-lua
  • Nome Científico: Xiphophorus maculatus
  • Tamanho Adulto: 3,5 a 5 centímetros
  • Expectativa de Vida: 5 anos

2 – Guppy

peixe guppy pequeno de aquario

Guppies são um dos pilares do hobby de aquários com peixes pequenos. Outra espécie vivípara, os tanques de guppy costumam ser rapidamente povoados com filhotes devido à reprodução frequente. A habilidade mais importante que qualquer criador de guppy pode desenvolver é distinguir entre machos e fêmeas, para evitar que a população cresça descontroladamente. Os machos são menores e mais coloridos, enquanto as fêmeas, maiores, podem ter uma nadadeira caudal colorida, mas o corpo é simples, com uma barriga branca e grande.

Quanto mais guppies você tiver, maior precisará ser o seu aquário. Por exemplo, se você tiver um aquário de 30 galões, poderá manter cerca de 15 guppies, mas se o tanque for de 10 galões, apenas cerca de cinco deles poderão ser mantidos nele.

Visão Geral da Espécie Guppy

  • Nome Comum: Guppy
  • Nome Científico: Poecilia reticulata
  • Tamanho Adulto: 5 centímetros
  • Expectativa de Vida: 3 a 5 anos

3 – Zebra Danio

Peixe pequeno para aquário - Zebra Danio (Zebrafish)

Esses pequenos peixes listrados são uma das poucas espécies no hobby de aquários que não exigem temperaturas tropicais quentes. Os peixes-zebra são pacíficos e se adaptam bem em aquários comunitários, gostando de formar cardumes com cinco ou mais peixes. Existem várias espécies de Danio disponíveis no mercado de pets, com uma variedade de cores e padrões. Há também uma versão de nadadeira longa do peixe-zebra, além de uma versão com cores fluorescentes, desenvolvida por meio da adição de genes fluorescentes ao peixe. Para mantê-los, você precisará de um aquário de pelo menos 10 galões.

Visão Geral da Espécie Zebra Danio

  • Nomes Comuns: Danio listrado, peixe-zebra
  • Nome Científico: Danio rerio
  • Tamanho Adulto: 5 centímetros
  • Expectativa de Vida: 5 anos

4 – Neon Tetra

peixe pequeno para aquario Neon Tetra

Uma das espécies de aquário de água doce mais comuns é o tetra neon. Esses peixes são conhecidos por sua aparência colorida, com listras vermelhas e azuis brilhantes. Eles são excelentes peixes comunitários e formam cardumes juntos em uma onda vibrante de cores.

O tetra cardinal é outra espécie muito semelhante. Eles se diferenciam do tetra neon mais comum pela barra vermelha mais longa na barriga, que se estende até a cabeça. O tetra neon preto é uma espécie similar, mas com barras pretas e douradas em vez das cores vermelha e azul. Dependendo do tipo de tetra que você adquirir, será necessário um aquário de, no mínimo, 10 ou 20 galões.

Visão Geral da Espécie Neon Tetra

  • Nomes Comuns: Tetra neon, peixe neon
  • Nome Científico: Paracheirodon innesi
  • Tamanho Adulto: 4 centímetros
  • Expectativa de Vida: 5 anos

5 – Peixe-do-monte-nuvem-branca

Peixe-do-monte-nuvem-branca

O peixe-dourado-do-cabo (White Cloud Mountain Minnow) é outra espécie de pequeno porte para aquários comunitários que não requer temperaturas tropicais quentes. Esses peixes se adaptam bem em tanques temperados, junto com peixes-zebra e peixes-dourados, desde que não sejam do tamanho de um petisco. Eles são frequentemente adicionados a aquários plantados (aquascapes), onde o foco está nas plantas e apenas um cardume de uma única espécie de peixe é adicionado ao aquário. O tamanho mínimo do tanque para esses peixes é de 10 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Tanictis, danio de Cantão, danio chinês, peixe-dourado-do-cabo, peixe-do-monte-nuvem-branca
Nome Científico: Tanichthys albonubes
Tamanho Adulto: 4 centímetros
Expectativa de Vida: 3 a 5 anos

6 – Rasbora Arlequim

PEIXE PEQUENO DE AQUARIO - Rasbora Arlequim

A rasbora arlequim é um pequeno peixe de cardume com uma coloração rubi vibrante, contrastada com uma marcação preta na metade posterior do corpo, que lhe confere a aparência de “arlequim” de dois tons. Esses peixes pacíficos adicionam um toque brilhante de cor a aquários plantados ou com aquascaping. Existem também outras espécies de rasbora, como a scissortail, que permanecem pequenas e se adaptam bem em aquários comunitários. Se você tiver um tanque de 20 galões, pode abrigar até 10 rasboras arlequim nele.

Visão Geral da Espécie

Nome Comum: Rasbora arlequim, rasbora vermelha
Nome Científico: Trigonostigma heteromorpha
Tamanho Adulto: 4,5 centímetros
Expectativa de Vida: 6 anos

7 – Tetra Serpae

peixe pequeno - Tetra Serpae

O tetra serpae é um peixe menor, mas com uma grande personalidade. Esses peixes de cardume, de coloração vermelha brilhante e com manchas pretas no corpo e nas nadadeiras, adicionam cor a aquários naturais com muitas plantas aquáticas. São peixes muito ativos e têm o hábito de morder as nadadeiras de seus companheiros de tanque. Existe uma variedade de nadadeiras longas dessa espécie, que às vezes está disponível em lojas de peixes. Esses peixes requerem um tamanho mínimo de aquário de 20 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Caracídeo de sangue, tetra callistus, tetra joia, tetra vermelho menor, serpae vermelho, tetra serpae
Nome Científico: Hyphessobrycon eques
Tamanho Adulto: 4,5 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

8 – corydoras panda

O corydoras panda é uma espécie comum de corydoras encontrada no comércio de animais de estimação. Esses peixes-gato possuem um corpo branco ou translúcido com manchas pretas contrastantes na cabeça e na base da cauda, ​​dando a eles uma coloração semelhante à de um panda. O tamanho mínimo do tanque para esses peixes é de 10 galões.

Existem várias espécies de peixes-gato corydoras com temperamentos pacíficos semelhantes. As principais diferenças entre essas espécies estão em suas cores e marcações. Todos os corydoras são pequenos peixes pacíficos, que vivem no fundo do aquário e são noturnos.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Peixe-gato panda, corydoras panda, cory panda
Nome Científico: Corydoras panda
Tamanho Adulto: 5 centímetros
Expectativa de Vida: 10 anos

9 – Tetra glowlight

O tetra glowlight não deve ser confundido com as espécies GloFish. Sua coloração vem de padrões naturais e não foi geneticamente modificada. Este é um tetra pacífico de cardume, fácil de cuidar. O corpo translúcido e prateado do tetra glowlight é dividido por uma faixa iridescente vermelho-dourada que vai do focinho à cauda. Um tanque de 10 galões é suficiente, no mínimo, para manter esses tetras.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Tetra glowlight, glolight, neon fogo
Nome Científico: Hemigrammus erythrozonus
Tamanho Adulto: 4 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

10 – Baiacu-ervilha

Uma adição mais recente ao hobby de aquários, o baiacu-ervilha é um pequeno, mas poderoso, membro da família dos baiacus. Não se deixe enganar pelo seu tamanho! Esses peixes pequenos podem ser agressivos, até mesmo com outros da mesma espécie. Geralmente, são mantidos sozinhos em um aquário densamente plantado de pelo menos 5 galões, ou dois a três podem ser mantidos em um aquário de 10 galões. Se forem mantidos com outros peixes, esses devem ser pequenos, rápidos e não agressivos.

O baiacu-ervilha não é recomendado para iniciantes. Uma dieta adequada e um ambiente correto são essenciais para a sobrevivência a longo prazo desses peixes. Eles são carnívoros e se dão bem com uma dieta de vermes sanguíneos congelados, artêmias e outros alimentos carnudos, podendo também comer pequenos pellets de ração para peixes.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Baiacu-ervilha, baiacu-anão, baiacu-abelha, baiacu-malabar, baiacu-pigmeu
Nome Científico: Carinotetraodon travancoricus
Tamanho Adulto: 3 a 4 centímetros
Expectativa de Vida: 4 anos

11 – Barbo-Tigre

O barbo-tigre é um peixe fácil de cuidar, mas não se adapta bem em aquários comunitários. Certifique-se de que eles estejam em um tanque com peixes mais agressivos e que tenham bastante espaço para nadar. Eles se saem melhor quando mantidos em um cardume de seis ou mais barbos-tigre. Necessitam de um tanque de, no mínimo, 20 galões.

Existem várias variações de cores disponíveis, incluindo verde e albino. Também há uma variedade de barbatana longa que às vezes está disponível em lojas de peixes, além de uma versão fluorescente GloFish do barbo-tigre.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Barbo-tigre, barbo-de-sumatra, barbo-partbelt
Nome Científico: Barbus tetrazona
Tamanho Adulto: 7 centímetros
Expectativa de Vida: 6 anos

12 – Espadinha

Nomeado pela extensão alongada da nadadeira caudal nos machos, o espadinha (swordtail) é outro peixe vivíparo que pode rapidamente superpovoar um aquário pequeno. Existem muitas variedades de cores de espadinha disponíveis no mercado de peixes ornamentais.

Eles são peixes pacíficos, maiores do que a maioria dos outros vivíparos. As fêmeas são tão coloridas quanto os machos, mas não possuem a extensão em forma de espada na nadadeira caudal. Em termos de tamanho de aquário, um mínimo de 20 galões é o mais indicado.

Visão Geral da Espécie

Nome Comum: Espadinha
Nome Científico: Xiphophorus helleri
Tamanho Adulto: 7 a 10 centímetros
Expectativa de Vida: 3 a 5 anos

13 – Ramirezi azul alemão

Existem muitas espécies dentro da família dos ciclídeos, mas relativamente poucas permanecem pequenas em tamanho e podem ser mantidas em um aquário comunitário.

O ramirezi azul alemão é uma dessas espécies, mas não é recomendado para iniciantes devido aos seus rigorosos requisitos de qualidade da água e habitat. Eles são uma bela adição a aquários plantados com condições de água morna e ácida. Além disso, 20 galões é o tamanho mínimo do tanque para este peixe.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Ramirezi azul alemão, ciclídeo ramirezi, azul alemão
Nome Científico: Mikrogeophagus ramirezi
Tamanho Adulto: 5 a 7 centímetros
Expectativa de Vida: 3 a 5 anos

14 – Tetra de Buenos Aires

O tetra de Buenos Aires está voltando a ganhar popularidade no hobby de aquários. Antes conhecidos como vorazes comedores de plantas, esses peixes coloridos estão sendo vistos com mais frequência em tanques densamente plantados, onde há abundância de alimento vegetal. Esses peixes comunitários são fáceis de cuidar e podem tolerar muitos erros de iniciantes. Apesar de serem pequenos, precisam de um tanque de pelo menos 30 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Tetra de Buenos Aires, caracídeo manchado, peixe cruz vermelha
Nome Científico: Hyphessobrycon anisitsi
Tamanho Adulto: 7 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

15 – Gourami anão

Gourami anão

Entre as muitas espécies de gouramis, poucas permanecem pequenas. A maioria dos gouramis são peixes de tamanho médio, mas o gourami anão, como o nome sugere, atinge no máximo apenas 5 centímetros. Como outros gouramis, esses peixes de nível intermediário têm requisitos ambientais específicos para viverem com sucesso. O gourami anão pode ser mantido em um aquário comunitário com outras espécies de peixes pequenos e pacíficos.

O macho tem faixas brilhantes de vermelho e azul, enquanto a fêmea tem uma coloração mais suave. Existem várias variedades de cores dessa espécie, como o gourami anão azul-claro, que é totalmente azul e não possui faixas vermelhas. No mínimo, eles precisam de um tanque de 5 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Gourami anão, gourami flamejante, gourami azul-claro, gourami vermelho, gourami do pôr do sol
Nome Científico: Trichogaster lalius
Tamanho Adulto: 5 centímetros
Expectativa de Vida: 4 anos

16 – Barbo chinês

Embora este peixe seja verde na natureza, eles foram criados em cativeiro para exibir uma coloração dourada brilhante. Outras cores também foram desenvolvidas posteriormente, incluindo uma variação albina e uma tricolor. Esses peixes ativos se adaptam bem em aquários comunitários, mas preferem temperaturas ligeiramente abaixo das tropicais.

Os barbos dourados são peixes de cardume e devem ser mantidos em grupos de seis ou mais. Sua natureza pacífica os torna uma excelente escolha para aquários comunitários com tetras, danios e outros pequenos barbos. Eles devem ter, no mínimo, um tanque de 20 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Barbo chinês, barbo dourado, barbo verde, barbo meio listrado, barbo de Schubert, barbo de seis faixas
Nome Científico: Puntius semifasciolatus
Tamanho Adulto: 7,5 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

17 – Betta

peixe Betta

Os peixes Betta são uma das espécies de peixes de estimação mais comuns. Devido à sua natureza agressiva, os bettas machos devem ser mantidos longe de outros bettas machos. No entanto, um betta macho pode ser mantido em um aquário comunitário com espécies de peixes rápidos e não agressivos.

Normalmente, várias fêmeas podem ser mantidas juntas em um aquário com outras espécies de peixes, mas às vezes até mesmo as fêmeas podem brigar entre si. O macho e a fêmea devem ficar juntos apenas durante a reprodução, e depois a fêmea deve ser removida, ou o macho a intimidará, podendo causar danos.

Os peixes Betta vêm em uma variedade de cores e formas de cauda. Eles devem ser mantidos em um aquário espaçoso de 5 a 10 galões ou mais, e não em uma tigela pequena, como muitas vezes são encontrados em lojas de animais.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Betta, peixe-lutador-siamês
Nome Científico: Betta splendens
Tamanho Adulto: 7,5 centímetros
Expectativa de Vida: 2 a 3 anos

18 – Peixe-machado-marmorizado

Peixe-machado-marmorizado

Procurando uma espécie de peixe pequena mais desafiadora e rara? O peixe-machado tem um formato de corpo comprimido muito único e é conhecido por “voar” sobre a superfície da água usando suas nadadeiras em forma de asas.

Esses peixes não são recomendados para iniciantes, pois têm requisitos muito específicos para o aquário. Eles saltam para fora da água quando assustados, então o aquário deve ter uma tampa segura e bem ajustada para evitar que os peixes pulem para fora. Coloque esses peixes em um aquário de, no mínimo, 30 galões.

Visão Geral da Espécie

Nome Comum: Peixe-machado-marmorizado
Nome Científico: Carnegiella strigata
Tamanho Adulto: 3 a 5 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

19 – Tetra do Congo

Peixe Tetra do Congo

O tetra do Congo atinge o limite máximo da categoria de peixes pequenos, mas esses peixes de cardume adicionam um arco-íris de cores a muitos aquários. São peixes de aquário pacíficos, com os machos apresentando nadadeiras mais longas que as fêmeas. É ideal mantê-los com outras espécies de tamanho semelhante ou menores. Bons exemplos de companheiros de tanque incluem peixes-arco-íris, espadinhas, guppies e outros tetras. Além disso, mantenha-os em um aquário de, no mínimo, 30 galões se você tiver um cardume menor de seis peixes—cardumes maiores precisarão de um tanque maior.

Visão Geral da Espécie

Nome Comum: Tetra do Congo
Nome Científico: Phenacogrammus interruptus
Tamanho Adulto: 7 a 9 centímetros
Expectativa de Vida: 3 a 5 anos

20 – Peixe farol

Peixe farol

O peixe farol é outro membro da família dos tetras. Também conhecido como tetra-luz-de-cabeça-e-cauda, ​​este peixe possui manchas de cobre distintas que lembram luzes de um veículo—uma está localizada na base da cauda e a outra acima do olho. Esses peixes se desenvolvem melhor em ambientes com iluminação mais baixa e muita cobertura vegetal. O tamanho mínimo do tanque para eles é de 15 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Peixe farol, tetra farol, tetra-luz-de-cabeça-e-cauda
Nome Científico: Hemigrammus ocellifer
Tamanho Adulto: 5 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

21 – Tetra fantasma negro

Em vez de cores vibrantes, o tetra fantasma negro é conhecido por sua aparência mais escura, com uma nadadeira dorsal alongada. O tetra fantasma negro recebe esse nome por causa de uma “máscara” atrás das guelras, como se um fantasma estivesse olhando de volta para você. Mas não se preocupe, apesar do nome, este é um peixe de cardume pacífico. Esses peixes proporcionam um ótimo contraste com outras espécies de tetra coloridas, que normalmente formam cardumes juntos. Eles precisam de um aquário de, no mínimo, 10 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Tetra fantasma negro, tetra fantasma
Nome Científico: Hyphessobrycon megalopterus
Tamanho Adulto: 4,5 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

22 – Barbo de cabeça roxa

Também conhecido como barbo de cabeça roxa, o barbo rubi negro possui uma coloração vermelho-escura distinta, não comumente vista em outros peixes de aquário. Com um formato de corpo semelhante ao do barbo-tigre, esses peixes começam com um corpo amarelo-pálido que se intensifica à medida que amadurecem. Os machos adultos são visivelmente menores, mais esbeltos e mais coloridos do que as fêmeas. Eles devem ser alojados em um aquário de, no mínimo, 30 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Barbo de cabeça roxa, barbo rubi, barbo negro
Nome Científico: Pethia nigrofasciata
Tamanho Adulto: 5 a 7 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

23 – Barbo cereja

Barbo cereja

O barbo cereja recebe esse nome devido à cor vermelha brilhante dos machos—a fêmea apresenta uma coloração mais suave, mais próxima do laranja do que do vermelho—o que faz deles uma bela adição ao seu aquário se você deseja adicionar um peixe colorido. Esses barbos gostam de estar em cardumes de, no mínimo, cinco ou seis indivíduos. Eles também podem ser mantidos em um aquário pacífico com outros barbos e tetras. O tamanho mínimo do tanque para eles é de 25 galões.

Visão Geral da Espécie

Nome Comum: Barbo cereja
Nome Científico: Puntius titteya
Tamanho Adulto: 5 centímetros
Expectativa de Vida: 4 a 6 anos

24 – Molinésia velífera

Peixe Molinésia velífera

Existem vários tipos de molinésias, e elas vêm em uma ampla gama de cores, exibindo belas barbatanas e caudas. Por exemplo, há molinésias totalmente negras e molinésias albinas que possuem olhos vermelhos.

Esses pequenos peixes são vivíparos relativamente resistentes e também preferem estar em águas mais quentes, então certifique-se de que a temperatura esteja adequada para eles. Esses peixes pacíficos precisam de um tamanho mínimo de tanque de 20 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Molinésia velífera, molinésia branca, molinésia negra, molinésia lyretail, molinésia dourada, molinésia dálmata, molinésia de barbatana curta
Nome Científico: Poecilia sp.
Tamanho Adulto: Até 14 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

25 – Danio pérola

Danio pérola

O danio pérola é fácil de cuidar, pois tolera uma variedade de condições de água. Eles também são uma bela adição a qualquer aquário repleto de peixes comunitários pacíficos. Além disso, eles se reproduzem facilmente, então você pode acabar com mais deles se cuidar adequadamente.

Esses peixes iridescentes são atraentes, com seu corpo azul-violeta e uma faixa laranja-avermelhada que vai do meio do corpo até a cauda. Eles devem ser mantidos em cardumes, e o tamanho mínimo do tanque para esta espécie é de 20 galões.

Visão Geral da Espécie

Nomes Comuns: Danio pérola, danio manchado
Nome Científico: Danio albolineatus
Tamanho Adulto: 5 centímetros
Expectativa de Vida: 5 anos

Veja também: Como cuidar de peixe pequeno de aquário.

Perguntas Frequentes

Quantos peixes você pode manter em um aquário?

Isso depende dos peixes e do tamanho do tanque. No entanto, a regra básica é 1 polegada de peixe para cada 1 a 2 galões de água.

Como cuidar dos peixes em um aquário?

A melhor maneira de cuidar do seu novo aquário é fazendo a manutenção adequada: monitore as condições da água, incluindo o nível de pH e a temperatura, e certifique-se de limpar o tanque mensalmente. Além disso, assegure-se de que os peixes que você adicionar sejam devidamente aclimatados e observe-os de perto para garantir que estejam se desenvolvendo bem.

Como alimentar os peixes em um aquário?

A maioria dos peixes prospera com duas alimentações por dia, de manhã e à noite. Os peixes geralmente nadam até a superfície ao verem você se aproximar do aquário com comida nas mãos. Mas é importante saber o que alimentá-los. Existem flocos, pellets, pastilhas e alimentos frescos para peixes. Se você não tiver certeza, os funcionários das lojas de animais podem responder às suas perguntas e ajudar a garantir que você tenha a melhor alimentação para as espécies do seu aquário.

Fonte em: The Spruce Pets